28.4 C
Buritis
quinta-feira, agosto 28, 2025
spot_img

Tragédia: Avião cai em escola e mata 19 em Daca

Pelo menos 19 pessoas morreram e 164 ficaram feridas após um jato de treinamento da Força Aérea de Bangladesh cair em um campus escolar na capital, Daca.

Imagens da Milestone School and College, localizada no subúrbio de Uttara, ao norte da cidade, mostram um grande incêndio e uma espessa fumaça após a aeronave atingir um prédio de dois andares.

As Forças Armadas informaram, em um comunicado no Facebook, que o caça F-7 apresentou uma falha mecânica logo após decolar para um exercício de treinamento, por volta das 13h (hora local, 07h06 GMT). O piloto está entre os mortos, acrescentou a Força Aérea.

Mais de 50 pessoas, incluindo crianças e adultos, foram levadas ao hospital com queimaduras, segundo um médico do Instituto Nacional de Cirurgia Plástica e Queimados.

A escola atende estudantes com idades entre quatro e 18 anos.

image Tragédia: Avião cai em escola e mata 19 em Daca

Um professor da instituição, Rezaul Islam, contou à BBC Bangla que viu o avião colidir “diretamente” com o prédio.

Outro professor, Masud Tarik, disse à agência Reuters que ouviu uma explosão: “Quando olhei para trás, só vi fogo e fumaça… Havia muitos pais e crianças aqui.”

Um aluno afirmou que viu o avião atingir o prédio “bem na minha frente”.

Segundo o comunicado das Forças Armadas, o piloto, tenente de voo Md. Taukir Islam, tentou direcionar a aeronave para uma área menos populosa após detectar a falha mecânica. Ele havia decolado há poucos minutos de uma base aérea na capital.

Os feridos foram levados para hospitais próximos, enquanto equipes de emergência continuam as operações de resgate no local. Uma comissão de investigação foi criada para apurar o acidente, conforme acrescenta o comunicado.

Imagens do local mostram dezenas de profissionais dos serviços de emergência vasculhando os escombros carbonizados em busca de sobreviventes, enquanto multidões observavam de cima dos prédios vizinhos.

Muhammad Yunus, líder do governo interino de Bangladesh, afirmou que “medidas necessárias” serão tomadas para investigar as causas do acidente e “garantir toda a assistência possível”.

“Este é um momento de profunda tristeza para a nação. Desejo pronta recuperação aos feridos e oriento todas as autoridades, incluindo os hospitais envolvidos, a tratarem a situação com máxima prioridade”, disse ele em uma publicação na rede X (antigo Twitter).

O governo de Bangladesh decretou luto nacional para terça-feira, quando a bandeira será hasteada a meio mastro em todo o país.

Reportagem adicional de Alex Kleiderman e Tiffany Wertheimer.

Share this content:

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles